A ex-deputada estadual e candidata a prefeitura de Pojuca (73 km de Salvador) Maria Luiza Laudano (PSL) foi condenada na Justiça por plagiar em sua campanha o jingle de ACM Neto (DEM), que disputa a reeleição da Prefeitura de Salvador.

Em decisão liminar proferida na última terça-feira (14), o juiz Raimundo Cesar Ferreira Da Costa, da 8ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns, decidiu que a candidata deve remover o jingle das páginas de sua campanha nas redes sociais na internet.

Caso descumpra a decisão, terá que pagar multa diária de R$ 1 mil. Cabe recurso.

O jingle -publicado na página do Facebook da candidata- tem letra e melodia semelhante à música de campanha de ACM Neto. São trocados apenas o nome da cidade (no lugar de "Salvador" entra "Pojuca") e do candidato (em vez de "Neto", entra "Maria Luiza").

A ação foi movida pela publicitária Ana Luisa Soares de Almeida, autora do jingle "É Neto outra vez", que é interpretado pelo cantor de pagode Léo Santana.

"Inegavelmente, há uma clara violação aos direitos patrimoniais e morais de autor na medida em que os réus utilizaram criação intelectual alheia, adaptando-a para melhor atender as suas aspirações políticas", diz o advogado Rodrigo Moraes na petição que questiona o suposto plágio.

Além da candidata a prefeita, o candidato a vice Cezinha Laudano e o partido PSL são réus na ação.

A reportagem não conseguiu contato com a candidata Maria Luiza Laudano. O presidente do PSL na Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, não atendeu às ligações da reportagem.

ADVERSÁRIA
Apoiada pelo governador Rui Costa (PT), Maria Luiz Laudano é adversária do partido do prefeito de Salvador. Em Pojuca, o DEM apoia o candidato Duda Leite (PSDB).

Para disputar a prefeitura, Laudano deixou o cargo comissionado com salário de R$ 7 mil que ocupava na Assembleia Legislativa da Bahia. Para o mesmo posto, o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PSL), nomeou uma neta da ex-deputada, Maria Paula Laudano.