O ex-secretário extraordinário de Integração Governamental do Tocantins e ex-chefe de gabinete Elmar Batista Borges, conhecido como Cenourão, continuará preso conforme determinou a Justiça Federal nesta quinta-feira, 26, após audiência de custódia. Já sua esposa, Tatiane Félix Arcanjo, foi liberada.

As prisões ocorreram na manhã desta quarta-feira, 25, com a deflagração da Operação Carotenóides, da Polícia Federal (PF), um desdobramento da Reis do Gado que cumpriu mandados pela primeira vez em novembro de 2016.  Os federais buscam desarticular um grupo criminoso de lavagem de dinheiro utilizando “laranjas” para registro de bens móveis e imóveis.

Conforme a Justiça Federal, Cenourão e a esposa teriam atuado como “laranjas” e “testas de ferro” na prática de lavagem de dinheiro para ocultar veículos e propriedades rurais que pertencem ao grupo liderado por Marcelo Miranda, seu pai José Edmar Brito Miranda e seu irmão José Edmar Brito Miranda Júnior.

Durante a Operação desta quarta, 12, policiais cumpriram dois mandados de busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Temporária, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas. As ações aconteceram em Natividade e Imperatriz (MA). 

Prisão dos Miranda

Na manhã desta quinta-feira, a Justiça Federal determinou a prisão preventiva do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), de seu pai José Edimar Brito Miranda e do irmão Brito Júnior, em andamento da Operação Reis do Gado. Marcelo estava em Brasília (DF) quando ocorreu a prisão, e chegou a Palmas no início da tarde em um avião descaracterizado da PF.

Entre os crimes, apurados pelo Ministério Público Federal e imputados aos Miranda citados, está o suposto envolvimento em um triplo homicídio e caso de torturas no Pará, ocorridos  em 2013 na Fazenda Ouro Verde, localizada na cidade de São Félix do Xingu (PA), pagamentos de propina, lavagem de dinheiro entre outros.

Marcelo e Brito prestaram depoimento na PF em Palmas. O irmão do ex-governador, preso em Conceição do Araguaia (PA), foi encaminhado para a capital tocantinense.

Por volta das 15h30, pai e filho foram levados para o fazerem exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhados para audiência de custódia na Justiça Federal.