Durante o 18º Fórum da Amazônia Legal, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), ressaltou sobre a importância do Estado realizar os debates abrangendo todas as áreas. “Isso é para que tenhamos força, movimento maior, grandeza em todas as situações”.

O governador frisou que os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso já têm uma linha para compra de remédios que sai mais barato do que se a compra fosse realizada somente pelo Tocantins. Então tem tudo isso que está sendo discutido.

“Há diferenças de alíquotas do Pará com o Tocantins, Tocantins com Mato Grosso. Tudo isso estamos ajustando para melhorar e para fazer com que o empresário seja mais tranquilo e seguro em seus investimentos”, aposta.

Quanto ao meio ambiente, Carlesse afirma que os gestores estão discutindo para desenvolvimento da região. Ele garante que o discurso é também de conscientização. “Sempre respeitando as regras e conservando nossas florestas e rios.

Um terceiro ponto abordado pelos governadores, segundo o chefe do Executivo estadual do Tocantins, é sobre a infraestrutura envolvendo estradas que cortam a Amazônia Legal. “Estamos abordando com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), esse assunto, que já se mostrou muito interessado também. Nós somos vizinhos de uma região que não se conecta, não tem estrada. E é uma estrada que está dentro de uma região chamada Ilha do Bananal e estamos trabalhando para que a gente consiga viabilizar, licenciar, dentro das proteções legais, pra conseguir fazer essa estrada”. 

O governador do Tocantins afirmou que esses assuntos foram reparados em uma carta de intenções, que terá o trabalho conjunto dos nove governadores da Amazônia Legal. “Essa estrada, por exemplo, vai trazer muitos benefícios para o Tocantins e para o Mato Grosso, gerando emprego, renda e transformando regiões”.