O empresário Bruno Teixeira da Cunha, preso em Santa Catarina na ação penal por suspeita de ter mandado matar o empresário Elvisley Lima em Palmas no ano passado, terá de indenizar a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) em R$ 20 mil. A sentença é do juiz Rubem Ribeiro de Carvalho, à qual o JTo teve acesso nesta sexta-feira, 8.

Segundo o processo, no dia 4 de junho de 2018 após o encerramento das eleições suplementares o empresário culpou a prefeita Cinthia Ribeiro pela derrota de Carlos Amastha (PSB) que havia renunciado ao mandato para disputar o governo do Tocantins para cumprir o mandato tampão aberto após a cassação de Marcelo Miranda (MDB).

A fala do empresário ocorreu na sede da agência onde os aliados de Amastha aguardavam a apuração dos votos. “Aquela vadia, aquela piranha... por culpa dela vamos perder a eleição”; “...não colocou a estrutura da prefeitura da campanha...” “rapariga... vagabunda... por culpa dela perdemos a eleição...que não tinha votos”.

A prefeita ajuizou o pedido de indenização dois anos depois, em junho do ano passado, alegando ter sido vítima do crime de injúria e ofendida com diversos impropérios e palavrões chulos. Ela também processou o empresário pelos mesmos fatos em ação criminal e Cunha chegou a ser condenado criminalmente a 4 meses de detenção, mas a sentença acabou reformada no Tribunal de Justiça e aguarda novo julgamento. 

Para o juiz, o ato praticado pelo empresário “atingiu a honra da cidadã e da profissional, pois levantou dúvidas acerca de sua idoneidade e de seu caráter ao ser xingada publicamente, o que caracteriza evidente abalo moral indenizável, tratando-se de dano moral”.

O empresário pode recorrer da sentença. O JTo ligou para o advogado do empresário, mas não conseguiu contato.