A ativista sueca pelo meio ambiente, Greta Thunberg, 16 anos, alterou a biografia de sua conta no Twitter para depois de ser criticada pelo o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (10).

Ao sair do Palácio da Alvorada, de manhã, o presidente da República referiu-se à ativista como “pirralha”, em resposta à pergunta de um jornalista a respeito da morte de dois indígenas da etnia Guajajara mortos no Maranhão. Pouco depois, o perfil de Greta na rede social passou a exibir a palavra “Pirralha” na descrição, campo normalmente utilizado para o usuário colocar informações a respeito de si.

Greta tem 16 anos e discursou na abertura da Cúpula do Clima da ONU em 23 de setembro de 2019. Comentou a morte dos índios Guajajara no seu Twitter no último sábado (7). “É vergonhoso que o mundo permaneça em silêncio sobre isso”, declarou a ativista.

O COMENTÁRIO DE BOLSONARO
A fala de Bolsonaro mais cedo veio ao falar na porta do Palácio do Alvorada, em resposta a um jornalista. O repórter não mencionava a ativista –a referência veio do próprio presidente da República.

Ao ser questionado a respeito dos indígenas mortos no Maranhão, Bolsonaro perguntou: “Índio? Como é que é o nome daquela menina lá, a de fora lá?”

Lembrado do nome da ativista, o presidente respondeu: “Greta! A Greta já falou que os índios morreram para defender a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Pirralha!”

Em seguida, retornou ao assunto: “Preocupa, qualquer morte preocupa, queremos seguir a lei. Nós somos contra o desmatamento ilegal, contra a queimada ilegal. Tudo o que for contra a lei, nós somos… contra.”