O Partido Progressista contou com um locutor no estilo de programa policial vespertino para defender a redução da maioridade penal e exibiu falas de parlamentares investigados na Lava Jato no programa partidário exibido na TV na noite desta quinta-feira, 30. O PP é a legenda com maior número de parlamentares investigados por participação no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

O deputado Arthur de Lira (AL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara, afirmou que o partido apoiou a aprovação da admissibilidade da proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O parlamentar é investigado por recebimento de propina no esquema apurado pela Lava Jato.

O pai de Arthur, o senador Benedito de Lira (AL), outro investigado, também apareceu no programa e disse que o desenvolvimento do País tem relação com as medidas propostas pelo PP.

O presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), que também enfrenta um inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República, foi outro porta-voz do programa. O senador Gladson Cameli (AC) e os deputados Waldir Maranhão (MA) e Eduardo da Fonte (PE), todos alvos de investigação na Lava Jato, também apareceram no programa de 10 minutos.

O principal tema do programa foi a violência, com defesa da redução da maioridade penal a partir de depoimentos de cidadãos sobre os problemas que enfrentam em seu cotidiano. Segundo o locutor, que repetiu o bordão "põe no ar", numa imitação de programa policial na TV, "as leis brasileiras garantem direitos demais e isso estimula a impunidade".