A segunda maior cidade do Tocantins, Araguaína tem quadro candidaturas com pedido de registro na Justiça Eleitoral e, nesta quarta-feira, 21, três estão aptos após aprovação da juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, da 1ª Zona Eleitoral: Dr Hugo Mendes (PRTB), Elenil (MDB), Juiz Leador (PT). 
 
O único ainda pendente é Wagner Rodrigues (SD) que enfrenta uma impugnação de candidatura pela coligação de Elenil, “Araguaína é de todos nós”. O adversário imputa não desincompatibilização de Wagner do cargo de chefe de gabinete do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) no prazo legal. O processo já cumpriu todas as fases, inclusive alegações finais e está pronto para julgamento.
 
A defesa de Wagner juntou no processo cópias do Diário do Municpio para alegar que houve, sim, desincompatibilização formal e material do candidato e pedir a improcedência da ação para liberar a candidatura.
 
Contexto

Araguaína saltou de 269 candidatos em 2016 para 372 nas eleições deste ano, com quatro candidaturas ao Executivo e 364 ao Legislativo. O PP é o partido com mais candidatos (28) seguido pelo PROS (26) e Patriota (25).

Até esta quarta-feira, 355 estavam aprovados, seis indeferidos (quatro por falta de documentação e dois pela Ficha Limpa) e três haviam renunciado.
Em Araguaína, 68,3% das candidaturas é de home e 31,7% de mulheres. Entre as ocupações, destacam-se os empresários (25), servidores do município (15), vereadores (15) e advogados (12).

Confira os candidatos de Araguaína para a Prefeitura e suas coligações.