As primeiras horas da votação para as Eleições Municipais 2020 neste domingo, 15, ocorreram de forma tranquila, entretanto algumas irregularidades e ocorrências pontuais foram registradas. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) confirmou ocorrências de distribuição de combustível e transporte de eleitores. Também houve substituição de urnas. 

Já o Jornal do Tocantins recebeu relatos de aglomerações. Na Escola Francisca Beltrão, na Capital, houve aglomeração em uma das salas, onde duas seções foram colocadas em um mesmo ambiente. Inclusive, eleitor relatou despreparo responsáveis pela sessão que fizeram pouco caso da situação. O JTo questionou o TRE que informou que iria verificar o que houve no local. 

Já o G1 Tocantins recebeu relatos de dificuldade na hora de justificar o voto por meio do aplicativo E-Título, e a Justiça Eleitoral informou que devido ao grande fluxo de pessoas usando o aplicativo pode ocorrer instabilidades. Para isso, é importante que os eleitores tentem realizar o procedimento em diferentes horários ao longo do dia, além disso, a justificativa pode ser realizada a partir de segunda-feira, 16, por meio do Sistema Justifica. 

Substituição de urnas 

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), até às 8h30 somente havia sido registrada a substituição de apenas uma urna no Tocantins. A substituição ocorreu em Santa Maria e a votação segue normalmente na localidade. 

O Jornal do Tocantins também registrou uma troca no Colégio Marista de Palmas, entretanto, ainda não havia sido computada TRE-TO.

Ocorrências 

O TRE-TO informou ainda que neste domingo, 15, e sábado, 14, também houve ocorrências registradas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ao todo foram sete ocorrências. 

Em São Bento do Tocantins, teve registro de transporte irregular de eleitores em São Bento do Tocantins neste domingo. Já nos municípios de Muricilândia e Palmeiras do Tocantins houve distribuição irregular de combustível. 

Ainda no sábado, carretas foram registradas em Nova Olinda, Dianópolis, Monte Santo e Arraias.