O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), em entrevista ao Jornal do Tocantins, contou que se licenciará da prefeitura no dia 8 de janeiro para se dedicar a pré-campanha de governador. Já Carlos Amastha (PSB), prefeito de Palmas, informou que fará a transmissão do cargo no dia 9, iniciando sua licença dia 10, quando assume a presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Em Araguaína, a gestão ficará nas mãos do vice-prefeito, Fraudineis Fiomare Rosa (PSB) pelos próximos 30 dias, prazo da licença que Dimas pretende tirar. Mas a saída de Dimas depende da aprovação na Câmara Municipal de Araguaína.

Na Capital, a vice-prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), assume o comando até março. Sem o afastamento do Amastha aprovado na Câmara Municipal de Palmas, o prefeito irá tirar licença de 14 dias, retornando e tirando nova licença de mais 14 dias, e fazendo novamente até dar o período de afastamento que deseja. Mas, seu pedido pode ser aprovado até o dia 10 pelos vereadores, que querem se reunir a partir do dia 2.

Eleições

O prefeitos Dimas explicou que usará os 30 dias para percorrer os municípios do Tocantins, conversar com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes políticos, mas também empresários sobre a sua pré-candidatura ao governo estadual. “Vou buscar uma confirmação do meu nome, que minha candidatura e vitória seria uma garantia de um gestor comprometido com o desenvolvimento do Estado”, disse.

O prefeito Amastha assume o comando da FNP, mas também dará andamento a sua pré-candidatura ao governo do Estado, e deve aproveitar para visitar os municípios tocantinenses e firmar alianças.