A presidente Dilma Roussef fez pronunciamento em escala nacional para alertar sobre o zika vírus, na noite desta quarta-feira (3). Ela começou seu discurso alertando que o vírus não é mais um pesadelo distante.

Dilma destacou que enquanto não existir uma vacina contra a doença, é preciso combater o mosquito transmissor. “Pode estar na casa do seu vizinho, pode estar na sua casa”, afirmou.

Garantiu que recursos financeiros, tecnológicos e humanos estão sendo usados pelo governo para combater a transmissão do zika. 

Disse que foram realizadas parcerias com laboratórios internacionais e que conversou com o presidente Barack Obama para uma colaboração entre os Estados Unidos Unidos e o Brasil. 

No dia 13 de janeiro será deflagrada uma operação especial com a participação de 220 mil pessoas das Forças Armadas para eliminar criadouros do mosquito em todo o país.  

A presidente terminou o pronunciamento prometendo todo o atendimento necessário para garantir conforto às mulheres brasileiras, principais prejudicadas pelo vírus, causador da microcefalia.