O programa nacional do PT, exibido na noite de ontem em cadeia nacional de televisão e rádio, foi alvo de protesto em bairros de pelos menos nove capitais estaduais e no Distrito Federal. Houve “panelaços” e “buzinaços” em Palmas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

No programa partidário, o PT admite que o país vive uma crise econômica, afirma que o governo está trabalhando para contornar o problema e conclama os brasileiros a não deixar que ela se transforme em uma crise política, que “demora muito, e o sofrimento é imenso”.

Apresentado pelo ator global José de Abreu e com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do presidente do PT, Rui Falcão, o programa termina com uma ironia aos panelaços, dizendo que o PT foi o partido “que mais encheu a panela dos brasileiros”.

Participação

O PT defende que, no governo, evitou por seis anos que a crise internacional chegasse ao Brasil, que hoje o país vive “problemas passageiros na economia” e que há pessoas tentando se aproveitar disso para “criar uma crise política que poderia trazer efeitos bem piores do que uma crise econômica”. E conclama o cidadão para evitar que isso ocorra: “Hoje, há uma pessoa capaz de evitar uma grave crise política no país: você”.

Embora de forma mais suave, uma outra versão do “nós contra eles”, que marcou a campanha eleitoral do ano passado, aparece na propaganda de TV. “Aqui para nós: não é melhor a gente não acertar em cheio, tentando fazer o bem, do que errar feio, fazendo o mal?”, pergunta José de Abreu.

Oposição

Com dez minutos de duração, o programa exibiu fotos do senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, e de outros políticos que pregam o afastamento de Dilma, como os senadores do DEM José Agripino (RN) e Ronaldo Caiado (GO).

Depois de mostrar números referentes a investimentos e medidas adotadas por Dilma para sair da crise, a propaganda lança uma indagação: “Será que tumultuar a política traz solução para a economia?”.

Palmas

Em Palmas houve manifestações nas redes sociais e poucos panelaços isolados. “Protesto solitário, pois onde moro tem poucas residências”, disse o funcionário público Batista Ribeiro, morador da região Sul da Capital. A manifestação foi mais tímida que em outras capitais.

Ironias

A Lava Jato não foi mencionada no programa do PT. A novidade ficou por conta de uma ironia aos protestos: “Nos últimos tempos começaram a dar uma nova utilidade às panelas”, disse o locutor do programa.