A Justiça condenou o ex-secretário municipal de Saúde de Ipueiras, Antônio Martins Alves Filho, a devolver aos cofres públicos mais de R$ 111.821,82 por atos de improbidade administrativa durante o período em que esteve à frente da pasta, entre 2011 e 2012.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE-TO), órgão autor da ação que gerou a condenação, o ex-secretário ainda sofrerá a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos. Alves Filho que na época também era Secretário de Finanças do município, realizou saques do Fundo Municipal de Saúde, sem que houvesse comprovação das despesas com fornecedores ou prestação de contas.

Uma auditoria realizada na Secretaria Estadual de Saúde identificou que os processos de pagamento efetuados pelo gestor com o dinheiro público não tinham identificação dos fornecedores e prestadores de serviço, e que houve saque da conta do Fundo no valor de R$ 35 mil.

Além dessas ações com recursos que seriam para a Saúde do município, a auditoria verificou que os postos de saúde não tinham manutenção e que os equipamentos e móveis estavam em péssimas condições.

Atualmente, Alves Filho ocupa o cargo em comissão de secretário de Administração, Finanças e Planejamento do município, e devido à penalidade da perda de função pública, o MPE protocolou nesta quarta-feira, 8, um requerimento para que a Justiça informe o Município e a Câmara Municipal sobre a condenação e o impedimento para que atua na função.

A reportagem tentou contato com a Secretário de Administração, Finanças e Planejamento de Ipueiras para falar com o gestor sobre a condenação, mas não houve sucesso. O JTo tenta contato com a defesa do secretário, e o espaço está aberto para posicionamento.