Com a temática do combate a corrupção em alta no Tocantins e no País, Palmas recebeu o I Ciclo de Palestras contra a Corrupção na manhã deste sábado, 6, com palestra da delegada Patrícia Domingos que atuou no combate à corrução como titular da Delegacia de Crimes Contra à Administração e Serviços Públicos do Pernambuco (Decasp). O evento foi realizado na Defensoria Pública, onde a palestrante abordou o tema “o controle social e o papel do cidadão fiscalizador”, convocando a população a contribuir com a fiscalização e denunciar práticas de corrupção no Estado.

Conforme Patrícia, o dever da população não pode terminar depois que sai da urna, na hora do voto. “O cidadão pode e deve divulgar denúncias relacionadas ao combate a corrupção, desde que oriundas de fonte segura, porque dessa forma se constrange os corruptos a recuarem dos seus atos”, disse, afirmando que é papel também do cidadão fiscalizar o trabalho dos governantes e denunciar. “É possível fazer denuncias anônimas, nós divulgamos os contatos dos órgãos de controle para a população ter acesso e saber que precisa contribuir com o combate a corrupção”, completou.  

Na palestra, a delegada apresentou o quadro da corrupção no cenário nacional e fez um apelo à população. “Conclamamos a comunidade a se tornar cidadã socializadora, com ferramentas como mídias sociais e órgãos de controle, podendo viralizar e divulgar denúncias relacionadas ao combate a corrupção”, afirmou Patrícia.

No Ciclo, os participantes fizeram uma série de perguntas, inclusive sobre a extinção da Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma), situação a qual a delegada deu esclarecimentos. “A criação de um departamento não impede que se mantenha as delegacias, como estão fazendo. Pontuamos a relevância do trabalho eficaz e singular dos delegados da Dracma e com resultados positivos e precisamos que o poder público se sensibilize, com a ajuda e pressão da população, pela manutenção dessa delegacia ou pelo menos que os mesmos delegados que estão atuando no local continuem trabalhando no combate a corrupção”, destacou.

I Ciclo de Palestras contra a Corrupção no Tocantins foi realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol-TO), que hoje conta com 170 delegados filiados. Segundo a entidade, o Tocantins tem, atualmente, 220 unidades operacionais da Polícia Civil, estando 178 delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios.