Os principais partidos políticos do Tocantins definirão em convenções partidárias de hoje até o próximo domingo, os nomes que irão concorrer aos cargos de governador e vice-governador, senador, deputados federais e estaduais. 
Dos 32 partidos com diretórios no Estado, 24 já marcaram convenções para hoje, amanhã e domingo. 

Para hoje está marcada a convenção do Partido Rede Sustentabilidade (Rede). Amanhã acontecerão as convenções do DEM, PHS, PMN, PP e PRB e PPS. Para o domingo, estão agendadas as convenções dos partidos: Avante, PDT, PCdoB, Pros, MDB, Pode, MPB, PPL, PSB, PSD, PSDB, Psol, PT, PTB, PV e o PR. Ainda não divulgaram o dia, local e hora das convenções o DC, Patriota, PCB, PRP, PSC, PSL, PTC e SD. O  PCB não fará convenção.

A única sigla do Tocantins que já realizou convenção foi Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que decidiu por unanimidade apoiar a candidatura de Márlon Reis, da Rede. A convenção partidária foi realizada na última terça-feira, em Palmas. 
Uma coligação pode ter até 30 partidos e o mesmo número de chapas puro-sangue para os cargos de deputados estaduais e federais.
 

Postulantes

Até o momento, já colocaram seus nomes como pré-candidatos ao governo do Tocantins nas eleições gerais o atual governador Mauro Carlesse (PHS), eleito para o mandato tampão no último dia 24 de junho na Eleição Suplementar; o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amas (PSB), o ex-juiz e advogado, Márlon Reis (Rede) e o ex-secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins e Promotor de Justiça aposentado, César Simoni (PSL). 

Calendário

O calendário eleitoral sofreu modificações introduzidas pela Reforma Política (Lei n° 13.487 e Lei nº 13.488), aprovada pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado. As mudanças foram incorporadas ao calendário do pleito de 2018, que ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

Com a nova lei, as convenções para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital deverão ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Participação

Visando melhorar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na eleição deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem promovendo a propaganda institucional no rádio e na TV, bem como esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral.

Outra mudança estabelecida pela Legislação Eleitoral no pleito deste ano são os recursos disponíveis no Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), divulgados pelo TSE ainda no dia 18 de junho. O depósito foi feito no mesmo mês.

Propaganda

Os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido foram liberados para fazer propaganda intrapartidária (apenas entre os filiados do partido) desde o dia 5 de julho, mas ainda estão proibidos de usar os meios de comunicação como rádio, televisão ou outdoor.