O deputado Delegado Waldir (PSL-GO) roubou a cena em sessão da comissão que avalia o novo marco do saneamento. Ele pediu a palavra para falar no tempo de reservado a líderes partidários quando ninguém sabia ainda que, naquele momento (e só naquele momento), ele ocupava o posto de vice-líder do PSL.

Delegado Waldir foi líder do partido na Câmara até o partido entrar em ebulição. Foi destituído em uma guerra de listas entre a ala bolsonarista e ala bivarista da sigla. Para destituir ou ungir um líder, é necessário apresentar uma lista com assinaturas de mais da metade da bancada. As duas facções apresentaram listas sucessivas na semana passada.

Quando o deputado pediu a palavra, o presidente da Comissão, Evair Vieira de Melo (PP-ES) disse que Waldir não tinha essa prerrogativa porque não estava mais na Liderança do PSL. Concomitantemente, chegava à mesa o documento – protocolado pouco antes – atestando que Waldir havia se tornado vice líder do partido.

Na sessão, os apoiadores do novo marco do saneamento tentam votar o relatório de Geninho Zuliani (DEM-SP). Houve tumulto, e a reunião teve um intervalo. Nesse tempo, o deputado Marcelo Nilo (PSB-BA) provocava Waldir:

“Virou vice-líder do Eduardo?”, perguntava Nilo. “Estou com moral”, rebatia Waldir.

O período do político no cargo foi curto. No começo da tarde desta quarta a reportagem constatou que o nome do deputado já não constava na lista de vice-líderes do partido. 

“ESTÁ ARMADO!”

Houve outro momento em que agora vice-líder do PSL se tornou o centro das atenções. “Delegado Waldir disse que está armado!”, gritou a deputada Alice Portugal (PC do B – BA).

A reportagem perguntou ao deputado se a afirmação procedia. Ele negou estar armado e mostrou, em sua cintura, um coldre vazio. “Esse coldre é famoso”, afirmou.