A Câmara dos deputados decidiu, nesta sexta-feira (19), manter a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL). Ao todo, foram 364 votos a favor, 130 contra e três abstenções. O parlamentar, preso no Batalhão Especial da PM do Rio, afirmou estar arrependido.

Silveira foi preso em flagrante na última terça-feira (16), após divulgar um vídeo em que faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O placar da votação superou em 107 o número exigido para a aprovação do parecer da relatora, deputada Magda Mofatto (PP-GO), a qual recomendou manter preso o parlamentar. Eram necessários, no mínimo, 257 votos (maioria absoluta; metade mais um) dos 513 deputados. Silveira participou da sessão por vídeo.

Tocantinenses

Dois oito deputados federais do Tocantins, sete participaram da votação, apenas Celio Moura (PT), que se recupera de um acidente não votou. Eli Borges (SD) e Osires Damaso (PSC) votaram pela liberdade de Silveira. Votaram pela manutenção da prisão, Carlos Gaguim (DEM), Dulce Miranda (MDB), Profª Dorinha (DEM), Tiago Dimas (SD) e Vicentinho Júnior (PL).