O presidente Jair Bolsonaro e os líderes dos partidos do Centrão, sua maior base governista no Congresso, estão nervosos com a ingerência – ainda – do PT e parte do MDB nos conselhos dos principais fundos de previdência do País onde o Governo tem assentos. Fato é que, desde que Lula da Silva tomou posse, o PT investiu pesado na formação de nomes ligados a sindicatos nos conselhos deliberativos da PREVI, Funcef, PETROS, Postalis e alinhados com o partido para manutenção da hegemonia do grupo político na decisão de investimentos bilionários. A despeito da rigidez do compliance nas gestões e das tentativas de blindagens contra ingerências políticas. 

Mas..

..Tão cobiçados pelo presidente e pelo Centrão, estes cargos têm mandatos e processos de escolha que amarraram os adversários da esquerda às poltronas.

Caixa livre

Apenas PREVI (BB), Funcef (Caixa) e PETROS (Petrobras) controlam, juntos, mais de R$ 500 bilhões em ativos para administrar em aplicações e investir.

Cadê ele?

Solto da Lava Jato por liminar do ministro Dias Toffoli, do STF, José Dirceu está na muda, mas ativo, muito ativo, nas rodas de conversas do eixo Brasília-São Paulo.

Projeto Bia

Acredite, leitor. Há uma articulação de parte da tropa bolsonarista – ela vai jurar que não quer – para fazer da advogada e deputada Bia Kicis (PSL-DF), hoje presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a futura ministra do Superior Tribunal de Justiça.

Cenário

Pela Lei, o presidente Jair Bolsonaro pode indicar um nome proveniente de lista elaborada pela OAB – de onde pode surgir a articulação de Bia Kicis. Os outros dois terços são nomes escolhidos egressos de listas indicadas  por Tribunas de Justiça dos Estados e Tribunais Regionais Federais.

Novo guarda-roupa

Sensação na eleição municipal paulistana, um quase-bolsonarista, o vereador Fernando Holiday, ex-militante do MBL, abandonou a camisa e vai vestir a do partido NOVO.

No divã

A psicóloga Marisa Lobo, presidente do Avante do Paraná, articula sua filiação ao PTB. Ela é conhecida pelas polêmicas com o movimento LGBT e a “cura-gay”.

Herdeiro 

O vereador Aleluia, de Salvador, filho do ex-cacique do DEM em Brasília José Carlos Aleluia,  acaba de trocar o DEM, adversário do Governo federal, pelo bolsonarista PTB

Ey, Ey, Ey.. Salles

O eterno presidenciável Ey, Ey, Eymael, do Democracia Cristã, voltou a aparecer no cenário. Já avalizou a candidatura do professor Lucas Salles ao Governo do DF.

Mais Cabral

Mais sobre a situação delicada em que se meteu o ex-governador Sérgio Cabral com a delação na PF derrubada pelo STF: Ele é o único preso da Lava Jato hoje – está na preventiva há mais de 5 anos – não sabe mais o que contar, nem a quem. Tem duas condenações em 2ª instância e uma em 1ª instância.

Pé na estrada

O empresário Camilo Cola, 97 anos, que faleceu no sábado, foi um pioneiro à frente do seu tempo. Ex-combatente da Segunda Guerra (estava no front da tomada de Monte Castelo) criou um império sobre rodas e a maior viação de ônibus do Brasil, a Itapemirim – hoje nas mãos de outro controlador. Eleito deputado federal, sonhava ser senador. Chegou a adaptar um ônibus para rodar em campanha o Espírito Santo, sua terra natal. Mas não conseguiu se eleger.

ESPLANADEIRA

# Levantamento da OLX revela que no mês das noivas (maio) vestido usado pode ser até 28% mais barato. # Plataforma Não Me Perturbe completa 8,12 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing, empresas de telecom e bancos. # Simone Lanza realizará avant première do lançamento das novas marcas das três companhias, dia 1º de junho. # Iniciativa 1 Mio Oportunidades conta com 2026 vagas para jovens ingressarem no mercado de trabalho.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br