A Confederação Nacional de Agricultura (CNA), que congrega os grandes produtores do campo, exigiu nesta segunda-feira (4) "o mais rápido possível as soluções legais" necessárias para que o país recupere a estabilidade.

"Perante o grave 'impasse' político" que gera a incerteza em relação a um possível julgamento visando o impeachment da chefe de Estado, Dilma Rousseff, a CNA manifestou em uma nota oficial sua "profunda preocupação com o andamento dos eventos".

Segundo esse organismo patronal, "o processo de desmoronamento da economia se acentua diariamente" ao mesmo tempo que "fecham fábricas e comércios" e "são perdidos milhões" de postos de trabalho.

"Toda a Nação vive horas sombrias" e "os efeitos da ruína da economia começa a alcançar o setor agropecuário", um dos mais importantes do país, acrescenta a nota.

Nesse marco, adverte que "produtores de todo o país se preparam para tempos difíceis e postergam investimentos, pois preveem os riscos que são anunciados no horizonte", e afirma que só "crescerá a produção quando houver segurança e previsibilidade".

A CNA também se dirige ao Congresso Nacional, que decidirá se Dilma será submetida a um julgamento político, e pede que cada um dos parlamentares "tenha consciência da gravidade do momento" e atue "em nome do interesse público e do bem-estar de todos os brasileiros".