Cláudia Lelis (PV) registrou ontem sua candidatura ao cargo de vice-governadora do Estado pela coligação A experiência faz a mudança, que tem como candidato ao governo Marcelo Miranda (PMDB). Cláudia está substituindo o marido na candidatura, Marcelo Lelis (PV), que teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação da escolha de Cláudia como substituta foi divulgada pelo Jornal do Tocantins na última sexta.

A candidata chegou ao TRE, na tarde de ontem, acompanhada de Lelis e outros representantes de partidos da coligação. Na porta do tribunal, um grupo de militantes a aguardava entoando gritos de ordem e de apoio à candidatura da pevista. No entanto, Marcelo não participou do registro.

O nome de Cláudia já havia sido ventilado do por lideranças do PV após a decisão do TSE sobre o registro de candidatura de Lelis. Segundo a candidata, o nome dela foi escolhido pelo partido. “Todos os membros entenderam que o melhor nome era o meu”, ressaltou.

Cláudia afirmou que o fato de ela militar no PV há mais de dez anos e de já ter participado de várias eleições ao lado do marido como coordenadora de campanha, pesou na hora da escolha de seu nome para substituir Lelis na campanha. “Agora é ir à luta e ganhar a eleição.”

A candidata ainda ressaltou que seu nome aumenta a representatividade da forma feminina no Estado e que vai continuar a fazer uma campanha “pé no chão”. “Nossa proposta que é promover a mudança que o Tocantins precisa. A mudança já.”

Mudança

Questionado sobre o nome de sua esposa ter sido escolhido para substituí-lo, Lelis afirmou que era uma prerrogativa do partido. “Cláudia sempre participou da política muito perto do povo e, por unanimidade, a executiva estadual escolheu o nome dela”, disse, acrescentando que os partidos da coligação também teriam aceitado o nome da candidata.

Segundo ele, mesmo sem a candidatura, irá participar da campanha e pedir votos para a esposa. “Nunca estive com mais vontade de fazer uma campanha política que nesses últimos 15 dias.”

Registro

Após a decisão do TSE que cancelou o registro de Lelis a coligação tinha o prazo de 10 dias corridos para fazer o registro do nome que substituiria o candidato, Cláudia Lelis.