A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) instituiu na sexta-feira, a primeira reforma administrativa de sua gestão, conforme publicado na edição 1973, do Diário Oficial do Município (DOM). As alterações trazem exonerações e nomeações de secretários, além de mudanças na estrutura de governo.

Ao todo deixaram a gestão 18 servidores do alto escalão. Destes, seis pediram exoneração porque pretendem concorrer a cargos eletivos nas eleições de 2018 e o prazo de desincompatibilização encerrou ontem. Foram exonerados a pedido, o secretário da Saúde Nésio Fernandes (PCdoB); Cristiano Rodrigues, secretário executivo da Agência de Turismo; Adir Gentil (PODE), subprefeito da Região Sul da Capital; Germana Pires (PCdoB), secretária executiva da Educação e Nélio Lopes, superintendente de Igualdade Racial.

Além destes, ainda constam na lista de exonerações os secretários de Desenvolvimento Social, Edison Fernandes de Deus; da Casa Civil, Evercino Moura dos Santos Junior; controlador-Geral André Fagundes Cheguhem; chefe de gabinete do prefeito, Thiago de Paulo Marconi; presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Marcelo Alves Silva; secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gomes Coelho e do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Hector Fábio Valente Franco, além de auxiliares destas pastas.

O Diário Oficial também trouxe o nome dos novos auxiliares da equipe da prefeita, dentre eles: Valquíria Moreira Rezende, secretária de Desenvolvimento Social; João Paulo César Lima, secretário-chefe da Casa Civil; Eduardo Mantoan, secretário de Governo e Relações Institucionais; Fernanda Rodrigues da Silva, secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano; Edmilson Vieira das Virgens, secretário de Transparência e Controle Interno; Fred Fonseca Ferreira, presidente da Agência de Tecnologia da Informação e Giovanni Alessandro Assis Silva, presidente da Fundação Cultural de Palmas. A publicação traz ainda nomeação de integrantes do segundo escalão da Prefeitura de Palmas.

“Assim como ele (ex-prefeito Amastha) deu um tom à sua própria administração, farei o mesmo, mas quero tranquilizar a todos que as mudanças serão pontuais, apenas onde forem necessárias”, disse Cinthia.