A Casa Civil confirmou nesta quinta-feira, 17, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração do general João Carlos de Jesus Corrêa do cargo de presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para exercer o cargo de presidente do Incra foi nomeado o ex-secretário adjunto de Relacionamento Externo da Casa Civil Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho, conforme ato publicado no DOU. O órgão é responsável pela regularização de terras e pela reforma Agrária.

A demissão de Corrêa já havia sido anunciada, após o secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, ter reclamado de "falhas no trabalho do Incra", o que expôs uma crise entre o secretário, a ala militar do governo e o próprio Ministério da Agricultura.

Corrêa, ao se despedir do cargo em mensagem enviada a um núcleo restrito de servidores do Incra, disse que se tornara uma "pedra no sapato" por contrariar interesses e até mesmo por atacar "verdadeiras organizações criminosas".

Perfil
Melo Filho é economista pela Universidade de Brasília. Foi superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no Paraná e é sócio da empresa Seleção Guzerá Agropecuária Ltda, proprietária de duas fazendas (a Fazenda Canoas, em Minas, e a Fazenda da Barra, na Bahia). É filho do ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-senador Geraldo Melo.

Trabalho
O salário dele será de R$ 16.944, o mais alto na categoria de direção e assessoramento do governo federal. No Incra, será responsável por realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. O orçamento do órgão em 2019 é de R$ 3,9 bilhões.