Como o candidato mais votado no domingo - Mauro Carlesse (PHS) - não alcançou 50% dos votos, novas eleições serão realizadas no próximo dia 24, tendo na disputa o segundo colocado, Vicentinho Alves (PR). O período para a propaganda eleitoral nesse 2º turno começou ontem, mas o primeiro dia foi de reuniões internas e pouca conversa com a imprensa.

Desde ontem já está permitido a realização de comícios, passeatas, carreatas, distribuição de material de propaganda e uso de carros de som e alto-falantes. Já a propaganda na TV e rádio começa na sexta-feira, sendo que durará até o dia 22. Já a campanha em si termina no dia 23 de junho e a votação do segundo turno será no dia 24.

Carlesse

A assessoria de comunicação do candidato Carlesse, que disputa o pleito pela coligação Governo de Atitude, informou que ele passou o dia de ontem em Gurupi. Mas hoje ele estaria em Palmas, onde cumprirá a agenda de governador interino.

Em entrevista no domingo, Carlesse respondeu que já estava trabalhando. “Convidando os nossos adversários para construir um projeto para o estado do Tocantins”, disse. O candidato avaliou como natural buscar o apoio dos adversários que perderam. “E acredito que todos os candidatos têm interesse no melhor para o Tocantins”.

Ele ressaltou que a estratégia para o segundo turno é somar: “juntar todo mundo, conversar com a população e fazer com que todos entendam que a estabilidade é o mais importante agora”.

Vicentinho

“Vamos procurar todos que concorreram ao pleito. A senadora Kátia Abreu e o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha, que também tiveram uma votação muito expressiva, eles demonstraram prestígio”, declarou o candidato Vicentinho, que disputa o pleito pela coligação A vez dos Tocantinenses. Ele frisou que na sua carreira política sempre adotou o caminho do diálogo. “Nunca fui um político agressivo e eu acho que isso facilitará a gente fazer essa nova composição. Vou procurar todos para ver quais são as possibilidades de estarmos juntos e vencermos esse 2º turno.”

Vicentinho se reuniu ontem com a coordenação de campanha e marketing, sendo que uma das novidades foi a contratação da Agência Public, que fez a campanha do candidato Carlos Amastha, para esse 2º turno. O candidato considerou, ao avaliar ter ficado em segundo lugar, que lançou sem nome ao pleito 35 dias antes do pleito, enquanto os demais adversários já eram candidatos há mais tempo. Ele também frisou que teve pouco tempo de TV e rádio. “Mas agora esse temo será igual para os dois concorrentes. O tempo era muito desigual, as grandes cidades não tiveram como me ver na televisão. Agora vamos para o debate.”

Considerando isso, a Agência Public quer trabalhar esse maior tempo de televisão e rádio, que tornaria ele mais competitivo do que foi no 1º turno. A estratégia é usar todos os recursos, organizar bem as informações do candidato, da vida política, das contribuições que já deu ao Estado e detalhar melhor as propostas de governo.

Justiça Eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Marco Villas Boas, avaliou que a realização da Eleição Suplementar foi um grande desafio, por causa dos prazos mais curtos para o pleito, mas acredita que o 2º turno será mais tranquilo. “A expectativa é que tudo ocorra dentro da normalidade, tendo em vista que já estamos com pessoal em campo e as urnas deslocadas para as zonas eleitorais. De modo que não vejo maiores dificuldades em realizar nesse curto prazo as eleições. Mas é um outro desafio.”