Em um vídeo que circula nas redes sociais, o cantor Caetano Veloso ri da pronúncia do inglês do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O 3º filho do presidente Jair Bolsonaro é cotado para assumir a embaixada do Brasil em Washington D.C. (Estados Unidos).

Um dos argumentos usados por Bolsonaro para que o filho assuma o cargo é justamente a fluência do deputado na língua inglesa. “O garoto fala inglês, fala espanhol, tem uma vivência no mundo todo, é amigo da família do presidente [dos Estados Unidos] Donald Trump”, disse Bolsonaro.

O próprio Eduardo, quando foi a público defender sua indicação, disse que ao fazer intercâmbio nos Estados Unidos aprimorou seu inglês.

No vídeo, uma mulher questiona o porquê das gargalhadas de Caetano e ele reponde: “é o Eduardo Bolsonaro falando inglês na Fox News. É genial. E o cara da Fox News olhando pra ele, você tem que ver”.

Em 30 de novembro de 2018, durante o governo de transição, Eduardo concedeu uma entrevista ao jornalista Lou Dobbs, no canal Fox Business Network.

Na conversa, o filho do presidente está aparentemente nervoso e faz o uso inadequado de algumas expressões da língua inglesa, como por exemplo “thank you for the space”. Na tradução literal ele estaria dizendo “obrigada pelo espaço”, que não é usual em inglês. Em geral, entrevistados nesses programas agradecem dizendo algo como “thank you for having me” (obrigado por me receber).

No decorrer da entrevista Eduardo fala com algum sotaque, mas sua fala é perfeitamente compreensível.

Veja abaixo a íntegra da entrevista de Eduardo para a Fox (5min07s). A fala do deputado começa em 1min25s.