Atualizada dia 8.10 às 11hApós pelo menos seis anos de reclamações de moradores e sem que tenha havido solução para o mau odor da estação de tratamento de esgoto - ETE Aureny, que afeta moradores do Setor Bertaville, no Sul de Palmas, o caso agora está judicializado pelo defensor público Maciel Araújo Silva.Na ação ajuizada nesta quinta-feira, 7, ele afirma que o problema do mau odor é antigo afeta a saúde, sossego e o bem-estar dos moradores do Setor Bertaville a ponto de impedir atividades comuns, como comer um “espetinho” na rua ou mesmo ficar na área de casa. Segundo o documento inicial da ação, o mau odor é provocado pela estação de tratamento de esgoto mantido pela empresa que exala gás sulfídrico, odor conhecido popularmente como “ovo podre”.Outra ação do órgão, em tramitação é contra a Fundação do Meio de Ambiente de Palmas (órgão ambiental licenciador), ainda sem julgamento, na qual acusa o órgão de omissão e falhas na fiscalização das estações de tratamento de esgoto da (ETE Aureny e ETE Norte e estação elevatória de esgoto localizada no setor união Sul - EEE Sul).O órgão pede, liminarmente, que a BRK seja obrigada a:- apresentar um plano de contenção dos odores para execução em 120 dias;- comprovar providências técnicas feitas na estação para eliminar o mau cheiro em 2020 e 2021;- comprovar como mede a qualidade do ar;- criar um canal para receber só reclamações sobre mau cheiro.O pedido final é para a Justiça obrigar a BRK a cessar o mau odor no Setor Bertaville. Para isso, a empresa deve adotar toda e qualquer tecnologia ou transferir a estação do local.Contactada, a BRK se manifestou, em nota, na qual defende as ações implantadas na estação, como a instalação de aeradores na lagoa existente na estação e de um sistema neutralizador de odor.Íntegra“A BRK mantém monitoramento constante da emissão de gases pela Estação de Tratamento de Esgoto Aureny no Setor Bertaville. A medição de odor é feita semanalmente e também são realizadas pesquisas com a população do entorno para complementar este monitoramento. A empresa implantou diversas ações para diminuição da percepção de odor pelos moradores tais como a instalação de aeradores na lagoa que existe na estação, instalação de sistema neutralizador de odor, implantação de cobertura no tratamento preliminar, instalação de biofiltro e também reforço na barreira vegetal do entorno da estação. A concessionária reforça que a estação opera normalmente atendendo todas as determinações dos órgãos ambientais e de controle”.