O Brasil caiu para 6º no CCC (Índice de Capacidade de Combate à Corrupção). O ranking mede a capacidade dos países latino-americanos de detectar, punir e prevenir a corrupção. O levantamento, produzido pelas entidades Americas Society/Council of the Americas e Control Risks, foi divulgado nesta segunda-feira (14).  

Ao todo, a pesquisa analisou 15 países. Cinco nações registraram queda na capacidade de combater a corrupção. O Brasil foi o país com a maior diminuição na pontuação. Em 2020, o Brasil estava em 4º lugar no ranking e, em 2021, aparece em 6º.

Segundo o levantamento, o Brasil teve declínios na independência de suas agências anticorrupção e do Ministério Público.

“O Índice reflete a nomeação pelo governo do presidente Jair Bolsonaro de pessoas percebidas como menos independentes para o comando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal”, diz o documento.

O relatório aponta também como fatores do declínio o fato de as investigações sobre corrupção transnacional terem perdido “ímpeto” e a operação Lava Jato ter sido “desmantelada”, em fevereiro de 2021.

VEJA O RANKING:

Uruguai
Chile
Costa Rica
Peru
Argentina
Brasil
Colômbia
Equador
Panamá
República Dominicana
México
Paraguai
Guatemala
Bolívia
Venezuela