O presidente Jair Bolsonaro parafraseou o seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em transmissão ao vivo pelo Facebook nesta quinta-feira (9).

Bolsonaro afirmou que o “médico não abandona o paciente, mas o paciente troca de médico” ao comentar o uso da hidroxicloroquina, medicamento usado para tratamento da malária, para o tratamento da covid-19.

Mandetta usou metáfora na segunda-feira (6) para dizer que permaneceria em seu cargo. Disse que “o médico não abandona paciente” e complementou: “Esse paciente chamado Brasil, quem me pediu pra tomar conta dele foi o presidente“.

Já nesta quinta-feira (9), Bolsonaro afirmou:

“Você foi infectado (com covid-19). Você tomaria ou não tomaria (a hidroxicloroquina)? […] Minha mãe tem 93 anos de idade. Está na cara que ela vai tomar (caso seja infectada). Lógico, vai consultar o médico antes. Com toda certeza o médico vai ser favorável, tenho certeza disso. Porque o médico não abandona o paciente, mas o paciente troca de médico”.

“Você vai para o médico, vamos supor que ele receite alguma coisa que você sabe que não vai dar certo. Você tem o direito de trocar de médico”, completou o presidente.

Bolsonaro e Mandetta travaram embate público nas últimas semanas. Na segunda-feira (6), o ministro da Saúde afirmou que teve suas “gavetas esvaziadas” depois de boatos sobre sua demissão.

Mandetta afirmou que continua à frente da pasta e pediu “paz para prosseguir” no trabalho de combate à covid-19. Nesta quarta-feira (8), o ministro afirmou que “quem comanda é o presidente Jair Messias Bolsonaro“. O presidente disse, horas mais tarde, que estava “tudo acertado” em sua relação com o chefe da Saúde.