O presidente Jair Bolsonaro nomeou Ricardo Braga para a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. O novo secretário irá substituir Henrique Pires, que deixou o cargo no final de agosto depois da suspensão do edital que selecionava obras com temática LGBT para serem exibidas em TVs públicas.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta quarta-feira (4).

A DEMISSÃO DE HENRIQUE PIRES

Henrique Pires deixou o cargo em 21 de agosto. Disse ao Poder360 que a “gota d’água” para a sua saída foi a suspensão do edital que selecionava séries sobre diversidade de gênero e sexualidade a serem exibidas em TVs públicas. Também afirmou que a demissão era discutida desde a 6ª feira anterior (16.ago), quando depois de uma declaração de Bolsonaro sobre a Ancine (Agência Nacional do Cinema) em 15 de agosto. Na ocasião, o presidente disse que não iria mais financiar produções com temas LGBTs.

Em nota, o Ministério da Cidadania afirmou que Osmar Terra foi quem demitiu Pires. Desde então, a secretaria de Cultura estava no comando do secretário-adjunto e secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Soares Martins.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a escolha do novo secretário foi feita diretamente pelo Palácio do Planalto, sem consulta ao Ministério da Cidadania. O decreto publicado no Diário Oficial é assinado por Jair Bolsonaro e Osmar Terra.

QUEM É RICARDO BRAGA

O novo ocupante do cargo é pastor, já foi secretário de cultura do município de Holambra (SP) e diretor interino da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.