O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) afirmou que seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negocia com mais  partidos além do Patriota. Segundo ele, PP (Partido Progressistas), PL (Partido Liberal) e Republicanos, que apoiam o governo, estão sendo avaliados como alternativas.

“Não temos tempo a perder. Estamos avaliando alternativas como PP, PL e Republicanos. Não seria o que queríamos inicialmente, que era o presidente ter um partido para chamar de seu”, disse Flávio em entrevista ao O Globo. “Mas, por outro lado, tem a vantagem de já estar em um partido maior, com mais tempo de televisão e fundo partidário, para disputar a eleição. A decisão está com o presidente.”

O prazo final para as filiações é abril de 2022, mas Flávio diz que a expectativa é que o presidente tenha um novo partido até o final do ano. O senador afirmou também que o Patriota ainda é uma opção para a sigla de Bolsonaro nas eleições do ano que vem.

Mas a possível ida de Bolsonaro para o Patriota fez com que a sigla entrasse em disputas internas. O projeto do presidente no partido foi de Adilson Barroso, presidente da sigla.

A filiação de Flávio, em maio, foi a indicação de que o partido receberia o presidente. O senador deixou, na época, o Republicanos, partido que diz considerar agora para a ida de seu pai.

Em entrevista ao Poder360 em 2 de junho, Adilson disse que Bolsonaro estava prestes a fechar com o partido. Segundo ele, o chefe do Executivo pediu, em 1º de junho, de 10 a 15 dias para organizar a migração da sua base de apoio para a legenda.

Mas integrantes da executiva nacional entraram com um requerimento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 31 de maio contra as decisões de Barroso. Em 7 de julho, o TSE validou a convenção nacional do Patriota que decidiu pelo afastamento de Barroso. A sigla está agora sob o comando de Ovasco Resende, antes vice-presidente da sigla, e deve permanecer assim por 90 dias.