O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Argentina, Maurício Macri, se reuniram nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Planalto. Pouco antes da reunião, Jair Bolsonaro afirmou em uma publicação no Twitter que o encontro será uma oportunidade de "reforçar laços" e que o país vizinho é uma "nação irmã". Eles devem fazer uma declaração à imprensa após o encontro.

"Hoje, às 10:30, receberei o Presidente da Argentina, @mauriciomacri. É a primeira visita oficial de um Chefe de Estado ao Brasil desde a minha posse. Uma grande oportunidade de reforçar os laços de amizade com essa nação irmã!", escreveu Bolsonaro.

Ausente na cerimônia de posse de Bolsonaro, com a alegação de que estava em férias na Patagônia, Macri chega ao Brasil com um time importante de ministros, que incluem Nicolás Dujovne (Economia), Dante Sica (Produção), Jorge Faurie (Relações Exteriores) e Oscar Aguad (Defesa).

Na pauta estão temas como a dinamização do comércio bilateral, a situação do Mercosul — alvo de críticas do ministro Paulo Guedes logo após a eleição — e o acordo de livre-comércio com do bloco a União Europeia.

Depois de uma reunião na manhã desta quarta-feira no Ministério da Economia com autoridades argentinas, a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, disse que o encontro tratou de "um novo olhar" sobre o Mercosul. 

Guedes também esteve na reunião com os ministros argentinos Dujovne e Sica. 

Os dois governos devem conversar ainda sobre a criação de um novo bloco para substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O governo brasileiro acredita que o bloco está "praticamente encerrado" e vai propor o uso de fóruns já existentes no Mercosul para substituir a organização em áreas como infraestrutura e questões de fronteira.

Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que deseja e trabalhará para fortalecer a relação com a Argentina. Ele discutiu com Macri temas como combate ao crime organizado, defesa, energia nuclear e comércio.

"Não há tabus na relação bilateral, o que nos move é a busca de resultados concretos. O propósito é construir um Mercosul enxuto que continue a ter relevância", disse Bolsonaro, citando que é preciso "recuperar o tempo perdido".

O presidente ainda falou que a cooperação sobre a Venezuela é um exemplo de que o "relacionamento continuará no rumo certo".