O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (25) que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo, mas que o processo é uma “complicação enorme”. O presidente disse que a venda da petroleira pode criar um monopólio de um ente privado e não trazer melhoras para o consumidor final.

“Isso [privatização da Petrobras] entrou no nosso radar. Mas privatizar qualquer empresa não é, como alguns pensam, pegar a empresa, botar na prateleira e amanhã quem dá mais leva embora. É uma complicação enorme, ainda mais quando se fala em combustível”, declarou em entrevista à rádio Caçula FM do Mato Grosso do Sul.

“Se tirar do monopólio do Estado, que existe, e botar no monopólio de uma pessoa particular, fica a mesma coisa ou talvez até pior”, afirmou. O chefe do Executivo reafirmou que não pode interferir “em nada” sobre a política de preços da petroleira.

Em declarações anteriores, desde a campanha eleitoral, Bolsonaro afirmou ser contra privatização da petroleira. O aumento da inflação e do preço dos combustíveis contribuíram para o presidente mudar de ideia e afirmar que tem vontade de privatizar a empresa, proposta que é defendida pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

O presidente também repetiu que a Petrobras deve anunciar um novo reajuste em breve. “Quando se fala em aumento de combustível, isso é uma corrente de transmissão para a inflação, tudo sobe. Agora, eu não sou malvado. Eu não quero aumento de combustíveis, mas é uma realidade. O mundo todo está sofrendo com a economia neste pós-pandemia”, disse.

Bolsonaro também voltou a criticar governadores pela cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis. “Quanto mais aumenta o combustível melhor é para governadores, eles faturam muito mais e quem paga a conta? É o governo federal”, afirmou.