A bancada do Tocantins na Câmara, através de um ofício assinado pelo coordenador no Congresso Nacional, Tiago Dimas (Solidariedade – TO), pediu ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para que e seja feita a revisão imediata do Edital de Concessão da Agência de Transporte Terrestre (ANTT) e suspenda o leilão de concessão da rodovia BR-153, que liga o Estado a Goiás.O leilão de 851 quilômetros da BR-153, entre Aliança (TO) e Anápolis (GO), está previsto para ser realizado no próximo dia 29 na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).Conforme o deputado, o edital tem indícios de tratamento discriminatório para o Tocantins, com prazos demasiadamente excessivos para a chegada dos benefícios no Estado. O ofício foi na última quarta-feira, 7.“Infelizmente, resta claro o tratamento discriminatório dispensado ao povo do Tocantins, mas também a todos os usuários da rodovia no Estado, pela ANTT, ratificado pelo Poder Executivo Federal”, escreveu o deputado Tiago Dimas, coordenador do grupo, ao ministro na semana passada.Conforme os deputados, os trechos em Goiás serão beneficiados em menos tempo. Em suas redes sociais, o parlamentar postou na manhã desta segunda-feira, 12, a seguinte declaração: “O edital do leilão do trecho da BR-153 descrimina o Tocantins. Não é justo que o Estado tenha que esperar mais de 20 anos para ver seu principal trecho duplicado. Eu e a bancada tocantinense queremos derrubar esse edital”,O documento apontou que 26% das duplicações no Tocantins serão concluídas em até dez anos. Já em Goiás é de 70%.Nas obras de duplicação com conclusão acima de 19 anos, a parte do Tocantins é de 74%, e em Goiás, de 30%.LeilãoA Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) publicou no dia 29 de janeiro último, o edital para a concessão de 851 quilômetros das rodovias BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO. O documento foi elaborado com base nos estudos realizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e estima investimentos de R$ 14 bilhões nas rodovias ao longo dos 35 anos previstos no contrato.A BR-153/TO/GO é considerada uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Sul do país. O projeto prevê mais de 600 quilômetros de duplicação, 27 quilômetros de faixas adicionais e 89 quilômetros de vias marginais, além de diversas obras que resultarão na melhoria do nível do serviço da rodovia.Para que os investimentos privados possam ser realizados, serão necessárias nove praças de pedágio que estarão localizadas nas seguintes cidades: Aliança/TO, Figueirópolis/TO, Talismã/GO, Santa Tereza de Goiás/GO, Uruaçu/GO, São Luiz do Norte/GO, Jaraguá/GO, Barro Alto/GO e Planalmira/GO.Confira os trechos que serão concedidos:Rodovia BR-153/TO - de Aliança do Tocantins/TO à divisa de estado com Goiás; Rodovia BR-153/GO - Da divisa do estado de GO com TO até Anápolis/GO; Rodovia BR-414/GO - De Assunção de Goiás/GO até Anápolis/GO; e Rodovia BR-080/GO - Do entroncamento com a BR 414 em Assunção de Goiás/GO até o entroncamento com a BR 153.