Mediado pelo jornalista Rubens Cardoso, o debate “É golpe ou democracia?” realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra) aconteceu hoje no auditório da instituição de ensino, e levou para conversar com estudantes de direito os senadores Donizetti Nogueira (PT) e Ataídes Oliveira (PSDB). O debate correu de forma pacífica e os dois participantes defenderam os seus pontos de vista sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Para o presidente do DCE, Vitor Danilo Santana, “nada é mais gratificante para os acadêmicos do que receber esse dois representantes do Senado Federal para esclarecer os pontos necessários sobre o impeachment”.

Com posicionamento favorável à continuidade do governo petista, Nogueira falou que “não há crime cometido pela presidente Dilma e por isso o impeachment não vai acontecer”. Para ele o momento que o Brasil passa é de suma importância no processo de consolidação da democracia e a expectativa é que “o Congresso Nacional não cometa o crime de ferir as leis e atacar a democracia”.

O senador petista foi categórico ao dizer que o processo não deve passar pela Câmara na votação de domingo, pois o governo tem ganhado aliados.

Já Ataídes acredita que o processo vai passar pela Câmara e disse que as chamadas “pedaladas fiscais representam um crime terrível” por isso os 513 deputados devem estar presentes e ele informou que a oposição já tem 360 votos. Para que o processo seja aprovado são necessários 342. No caso da aprovação, Ataídes acredita que mais tardar na terça os trabalhos começam no Senado.