Por meio do projeto Eleições sem Sujeira, da Justiça Eleitoral, realizou uma parceria com Associações e catadores individuais de material reciclável distribuídos em 25 cidades para recebimento de todo plástico e papel gerados pelo pleito neste ano. O objetivo do projeto é reduzir os impactos ambientais causados pela Eleição e gerar emprego e renda para os catadores.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), os partidos e candidatos receberam a orientação para destinar os resíduos de campanha eleitoral, como santinhos e cartazes, de forma adequada. As 33 zonas eleitorais também foram instruídos para que todo o material reciclável das seções eleitorais seja encaminhado às associações.

As 33 zonas eleitorais do Estado também já receberam instruções para recolher todo o material reciclável proveniente das seções eleitorais e encaminhá-lo às associações, que vão fazer a triagem, pesar e destinar corretamente os materiais descartados para as empresas de reciclagem. 

O TRE ainda alerta que quem presenciar um candidato ou coligação fazendo o descarte de materiais de campanhas nas ruas pode denunciar a situação para a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins, através do telefone 0800 6486 800.

Para saber quais associações participam da iniciativa, clique aqui.