Cidade com 6 mil habitantes às margens do Rio Araguaia, no norte do Tocantins, Araguanã deu início ao processo eleitoral no sábado, 18, ao publicar as regras para a eleição suplementar marcada para o dia 2 de agosto. A eleição ocorre porque o prefeito e o presidência da Câmara Municipal morreram e não há ninguém na linha sucessória para assumir o município. As regras e calendário saíram em publicações do Diário Oficial de sexta-feira, 17, e sábado, 18 de julho, em atos publicados pela presidente interina da Câmara, Arly Cássia (PSD).
 
Hernandes Neves de Brito, o Hernandes da Areia (DEM) era o vice-prefeito eleito na chapa de 2016 com o prefeito Fernando Luiz dos Santos, o Fernando do Osmar (PSD), que renunciou em dezembro de 2017, em razão dos problemas pessoas e para não sofrer prejuízo em seus negócios rurais. 
 
Hernandes da Areia contraiu Covid-19 e se afastou para tratamento, quando o presidente da Câmara Cícero Cruz de Araújo (PSD) assumiu interinamente a gestão.
No mandato em substituição, Cruz sofreu um infarto e morreu no dia 26 de junho.  O prefeito afastado teve o quadro agravado e acabou por falecer por Covid-19, no sábado, 11 de julho, o que leva ao município a realizar duas eleições nesse ano, uma indireta em agosto e a direta em novembro.
 
As regras
As regras estão publicadas na Resolução nº. 004/2020 de 17 de julho e no edital retificado no dia 18 de julho. Confira
 
A eleição será indireta, com voto dos vereadores, em sessão extraordinária exclusivamente para eleger prefeito e vice, com mandato até 31 de dezembro. 
 
O voto será aberto e será eleito o que tiver maioria simples dos votos dos vereadores. Se houver empate, o mais velho será declarado vencedor. 
 
Por conta da pandemia de Covid-19 só somente permitida a entrada dos vereadores, funcionários, membros dos órgãos de assessoramento e direção da Câmara, além dos candidatos, um representante do Ministério Público e um do TRE/TO e dois policiais militares.
 
Principais datas:
25 de julho às 6h – prazo final para inscrição de chapa 
25 de julho às 18h – publicação no Diário Oficial da Câmara as chapas inscritas e início do  prazo de impugnação de chapa ou candidatura até às 6 h do dia seguinte
26 de julho às 6h –  Início do prazo para a Mesa Diretora deliberar sobre os registros de chapas e impugnações que vai até 18 horas.
27 de julho às 6h –  Publicação no Diário Oficial da Câmara das chapas aprovadas
27 de julho às 18h - Prazo final para recurso sobre a decisão da Mesa Diretora
28 de julho às 6h- Prazo final para julgamento dos recursos
28 de julho às 18h – Início do prazo para substituição dos candidatos impugnados;
29 de julho às 6h - Prazo final para substituição dos candidatos
29 de julho às 18h – Início do prazo final para impugnação do candidato substituído;
30 de julho às 6h –  Prazo final para impugnação do substituído e início da deliberação da mesa sobre a inscrição do substituído e impugnação
30 de julho às18h –  Prazo final para a Mesa Diretora deliberar sobre candidato substituído
31 de julho às 6h – Início do prazo para recurso sobre a decisão da Mesa Diretora
31 de julho às 18h –  Prazo final para recurso sobre a decisão da Mesa Diretora e julgamento dos recursos 
1º de agosto às 6h –  Prazo final para julgamento dos recursos 
1º de agosto às 18h –  Fim do prazo para publicação de decisão sobre candidato substituído;
2 de agosto às 9h –  Eleições Indiretas na Câmara Municipal de Araguanã
2 de agosto após as eleições –  Sessão solene de posse de prefeito e vice-prefeito