Após anunciar as exonerações e cortes de 1.355 cargos no funcionalismo público estadual, o Governo de Goiás afirmou que as recontratações aconteceram com base em critérios técnicos, com foco na eficiência e na aferição de resultados. Caberá aos secretários a tarefa de indicar os nomes a serem reconduzidos. Os cortes fazem parte do Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás pela Assembleia Legislativa

As reconduções seguirão critérios do "choque na acomodação" anunciados pelo Governador Marconi Perillo, garantindo que na recontratação serão utilizados critérios técnicos, com foco na eficiência e na aferição de resultados. 

Nesta segunda-feira (2), o Governo de Goiás anunciou que vai reduzir 20% dos cargos comissionados do Estado e de promover as reconduções com base em uma gestão mais eficiente. Os decretos definem os critérios de redução de cargos comissionados, aprovados em projeto de lei que estabeleceu a extinção das funções, e reduções complementares nas despesas do Poder Executivo.

Ao todo acontecerá a redução de 1.335 cargos de provimento em comissão estabelecida pelo Programa de Austeridade. O Decreto número 8.860 exonera o pessoal que especifica e o Decreto número 8.861 estabelece medidas complementares de redução de despesas com pessoal. 

O decreto 8.860 exonera os ocupantes dos cargos de provimento em comissão à exceção dos secretários de Estado; dos chefes de Gabinete do Governador; dos presidentes de autarquias e fundação; dos comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e do delegado-geral da Polícia Civil; do Defensor Público-Geral e do Procurador-Geral do Estado; do reitor da Universidade Estadual de Goiás; dos vogais da Junta Comercial do Estado; e dos Conselheiros da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR).

O decreto 8.861 estabelece, por sua vez, redução de servidores temporários, horas extras e gastos complementares em vários órgãos da administração pública estadual, bem como a redução de 41 para 15 Sub-Secretarias de Educação, nos moldes do que já foi executado nas Secretarias da Fazenda, da Segurança e da Saúde, objetivando a racionalização do gasto público.

Com a publicação dos decretos, o Poder Executivo redefinirá, a partir da redução especificada em lei, a quantidade de cargos de cada órgão da administração pública. Com base nos novos quantitativos, caberá a cada secretário efetuar a recondução e/ou contratação de novos servidores, com base em critérios técnicos de eficiência e resultado para a gestão pública estadual.