O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto, foi absolvido em segunda instância nesta terça-feira (27), por 2 votos a 1 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.  Ele havia sido condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, a 15 anos e quatro meses de reclusão de por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com o advogado do réu, Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, enquanto o relator votou por aumentar a pena de Vaccari Neto, outros dois desembargadores o absolveram, alegando que não pode haver condenação exclusivamente com base nas delações.

Vaccari está cumprindo pena no Complexo Médico-Penal, na Região Metropolitana de Curitiba. E ainda não há informações sobre a libertação do ex-tesoureiro.

Outros quatro réus que apelaram contra as penas em primeira instância tiveram suas condenações por lavagem de dinheiro e organização criminosa mantidas. São eles: Renato Duque, Adir Assad, Dario Teixeira Alves Júnior e Sônia Mariza Branco.

Confirmadas as condenações, os citados entram para a lista de fichas sujas, o que os impede de concorrer a qualquer cargo público.