Lailton Costa

Lailton Costa
lailton.costa@ojc.com.br
Tradição e Araguaia selam vitória do 31 e do 22

Tradição e Araguaia selam vitória do 31 e do 22

O custo e um turno a mais separam essas eleições diretas (cidadãos eleitores) das indiretas (deputados eleitores) anteriores para a eleição do titular tampão. O que saiu das urnas no domingo foi a vitória da política tradicional (arrastão de líderes, alianças afins e contraditórias et cetera) ancorada nas alianças da Assembleia e Araguaia sobre neo políticos, com redes na marquetagem e ênfase nas biografias como apelo ao voto. E claro, a política tradicional contou com a imprescindível ajuda dos “omissos”, cujos votos perdidos bateram o recorde de 49,33% entre mais de 1 milhão aptos a definir o pleito.

Desempenho

Carlos Amastha (PSB) por sua vez, viu a paca fugir para o brejo. Contudo, apesar da votação aquém da expectativa da campanha, o balanço é positivo. Até amanhã, ele tem dito que irá conversar com o grupo para se definir. E já gravou um vídeo agradecendo seus eleitores, principalmente os de Araguaína, onde superou todos os demais candidatos.

Destinos

Carlos Amastha deverá revelar, em uma coletiva, o destino político de seu grupo. A expectativa é que passem a apoiar Vicentinho. Depois dessas aparições, deverá viajar para as Ilhas Maldivas, onde recarregará as energias.

Outro duelo

Para Márlon Reis, a disputa será entre Mirandas e Siqueiras. “Eu luto contra”, diz, ao refutar o apoio ao 31 ou ao 22. Reforça que se já lançou para outubro, quando contará com réis do fundo partidário na condição de principal candidato a governador da REDE para mirar o interior do Estado.

Marcílio Ávila

Secretário Municipal

Como atuará a secretaria de Assuntos Estratégicos e Captação de Recursos?

Vamos auxiliar na captação de recursos a exemplo de convênios que pleiteamos nos ministérios do Turismo, Cidades, Esportes, Cidades, Educação, entre outros, além de acompanhar a execução dos convênios já firmados e implantar o Programa Palmas Solar, com o desafio de criar o 1º parque para as demandas dos prédios municipais.

É a estabilidade

O staff de Carlesse reconhece, porém, que onde o 31 tinha grupo político teve menos voto. Sinal de que não poderá mais confiar na relação com líderes exclusivamente. O contato com o eleitor é mais importante: “Fazer com que o eleitor entenda que essa eleição não é a eleição de outubro”, afirma um aliado. O mote para o 2º turno segue sendo a mensagem de que mudança agora “é uma irresponsabilidade”. Ou seja, se o outro ganhar, o Tocantins para. A hora é do presente.

Desamasthar

Para o 22 de Vicentinho Alves (PR) um caminho será tentar “desamasthar” o grupo do ex-prefeito Amastha (PSB), puxando-o para seu palanque. Esse seria o rumo natural, diante da tendência de Kátia Abreu (PDT) se aliar a Mauro Carlesse, de quem coordenou a campanha para a Prefeitura de Gurupi nas eleições de 2012.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários