O promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro pediu à Justiça Estadual, nesta terça-feira, 23, uma liminar para obrigar o prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas a quitar o pagamento dos servidores municipais de abril até o dia 6 de maio (o quinto dia é domingo).

O pedido está em uma ação de improbidade administrativa na qual o promotor afirma que o prefeito paga o salário dos servidores efetivos fora do prazo fixado pela Lei Orgânica Municipal – quinto dia do mês, mas os salários dos comissionados, de livre nomeação são pagos dentro do prazo.

Para o promotor, o prefeito praticou atos ilegais de forma reiterada ao desrespeitar a Lei Orgânica Municipal e gerar crise administrativa. Tarso Rizo pede o bloqueio do Fundo de participação dos Municípios (FPM) e recursos como o FUNDEB e multa diária de R$ 10 mil sobre o patrimônio direto do prefeito caso descumpra. No final, quer a condenação do prefeito por improbidade e que o pagamento seja regularizado para o quinto dia do mês seguinte ao mês trabalhado.

Dimas ainda não foi notificado da ação, mas durante a investigação no âmbito do Ministério Público, Dimas se defendeu afirmando que os salários são pagos fora do prazo porque há atraso dos repasses constitucionais e em razão da crise orçamentária.