O procurador da República Lauro Pinto Cardoso Neto, que atua na Procuradoria Regional da República da 1ª Região, em Brasília, denunciou criminalmente o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM).

A denúncia faz parte da Operação Ápia e é um complemento da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal no Tocantins contra o núcleo político do suposto esquema de desvio de recursos de empréstimos aplicados em obras de rodovias estaduais entre 2012 e 2014.

Os detalhes da denúncia não são conhecidos porque a denúncia tramita sob segredo de Justiça. A assessoria do procurador confirma que houve o pedido de levantamento do sigilo.

A ação tramita originalmente no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, porque no entendimento da Justiça, até aqui, o deputado possuía foro privilegiado à época dos fatos, quando exercia o cargo de secretário estadual no governo do pai dele, Siqueira Campos (DEM).

Em nota enviado pela assessoria, o deputado informa que não foi citado e nem tomou conhecimento da denúncia, mas irá se defender na Justiça. "Assim como já ocorreu em outras denúncias, o deputado Eduardo Siqueira Campos reafirma que irá exercer o seu direito de defesa e assegura que repetirá o êxito obtido em processos anteriores, comprovando sua inocência e reiterando sua conduta ilibada e honrosa na vida pública".