A pregoeira Dagna Martins da Cruz Sousa, investigada pela Operação Imhotep, que investiga uma organização criminosa responsável por fraudes em contratos públicos no transporte escolar, passou por audiência de custódia e reestabeleceu sua prisão domiciliar na tarde de quarta-feira, 30.

Ela havia sido presa preventivamente no dia anterior após ter violado a prisão domiciliar que vinha cumprindo desde o início do mês de outubro quando Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, deflagraram a operação que apura atuação da Coopertransmed (Cooperativa de Trabalho dos Transportadores do Norte e Nordeste do Brasil), empresa controlada pelo empresário João Paulo Silveira, preso preventivamente desde o dia 2 de outubro e a esposa, Jacianny Amaral Silveira, em prisão domiciliar.

Segundo sua defesa, a prisão preventiva decretada na terça-feira teria sido um equívoco “e isso foi sanado na audiência de custódia das 16 horas de hoje (de quarta)”, explica o advogado Antonio Neiva.

Ele afirma ainda que a investigada estava em um restaurante da cidade, “não ingeria bebida alcoólica, fato que inclusive não foi afirmado pela PF e sim sugerido como uma possível ingestão”. Segundo ele não havia limitação de frequentar restaurantes à noite, apenas cautelar de não sair da comarca sem informar e se afastar das atividades nas prefeituras.

A investigação

Dagna é apontada como a pessoa que atua nas licitações para favorecer as empresas do grupo. Um dos casos é a licitação de Augustinópolis, em março deste ano, para transporte escolar. Com a participação a GDK saiu vencedora. A investigação cita escutas telefônicas em que Dagna, na condição de pregoeira, conversava com João Paulo sobre montagem de processos licitatórios nas cidades de Araguatins e Buruti, confirmando o vínculo entre os dois alvos.

Para os investigadores, o caso gera 'no mínimo estranheza' porque João Paulo figura como sócio ou presidente de diversas empresas que participam e vencem essas licitações e porque Dagna já representou a Coopertransmed e a Prime Produções, empresas com as quais o empresário possui vínculo.