Se você tem um processo judicial no Poder Judiciário do Tocantins e ele está há muito tempo sem ser julgado é bem provável que ele acabará sendo decidido pelo NACOM (Núcleo de Apoio às Comarcas), um núcleo que auxilia juízes das 42 comarcas do Tocantins, conforme regulamentam portarias do Tribunal de Justiça, para dar mais rapidez no julgamento de processos judiciais.

Coordenado pelo juiz Rodrigo Perez Araújo, o núcleo abriu um canal muito simples e objetivo para o cidadão apresentar pedido de informações sobre os processos com atuação do núcleo diretamente para a equipe do NACOM.

Na era da transparência e sob a vigência da Lei de Acesso à Informação, a iniciativa, segundo o coordenador, disponibiliza um formulário na web e, além de colher críticas e sugestões pra seguir aperfeiçoando o trabalho, o NACOM passa a adotar o formulário como canal legítimo para a sociedade se relacionar com o núcleo, que é sediado em Palmas.

"O Formulário de Atendimento Judicial passa a figurar como principal via de comunicação entre as partes (integrantes do sistema de justiça e jurisdicionado) e a sociedade em geral com os magistrados que compõem o NACOM, sem prejuízo dos meios de atendimento tradicionais”, diz o texto de apresentação da ferramenta.

O núcleo promete responder às suas manifestações do formulário “com rapidez e eficiência”.

Em 2018 os cinco juízes do núcleo analisaram 1.972 processos em diversas comarcas e baixaram 2.684 processos, com índice de 110,67 a mais que a média dos cartórios do Estado.