Promotores da área da Saúde, Araína Cesaréa Ferreira do Santos e Thiago Ribeiro Franco Vilela publicaram uma Recomendação Ministerial ao governo do Tocantins com uma série de medidas sugeridas para o enfrentamento do coronavírus no Tocantins. O documento faz parte de um procedimento administrativo da 27ª Promotoria de Justiça da Capital que acompanha o controle e prevenção da proliferação da Covid-19 em Palmas e tem data de segunda-feira, 23.
 
Entre as medidas recomendadas está a requisição de bens e serviços de leitos de hospitalares, equipamentos respiradores, equipamentos de proteção individual, materiais, medicamentos e insumos, de terceiros para uso na saúde e indenização posterior. A medida consta do decreto de calamidade baixado pelo governo, mas não há conhecimento de que tenha sido adotada até hoje.
 
Além das recomendações, há requisições para o secretário Luiz Edgar Tolini, fornecer dados quantitativos de leitos de UTI disponíveis no Estado e distribuição deles nos hospitais, tanto públicos quantos privados, além de informações de protocolos e fluxos de atendimento adotados com pacientes suspeitos de contágio com o vírus.