O Ministério Público do Tocantins abriu uma investigação para apurar pagamentos indevidos de diárias a servidores públicos estaduais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS).

O caso também será inspecionado pela CGE (Controladoria-Geral do Estado) após ser diligenciada pelo Ministério Público do Tocantins sobre possíveis irregularidades.

A comissão

Conforme portaria da CGE, os trabalhos começarão dia 2 de março e irão tentar “averiguar possíveis irregularidades no pagamento de diárias a servidores, para participação em projeto de capacitação de cidadãos”.  

A comissão presidida pelo servidor Wallysson Queiroz Martins e com Rosiane Xavier Lopes Vasconcelos e Grace Miriam de Oliveira terão 30 dias para concluir o levantamento.

A explicação

O secretário-executivo da SETAS, Tiago Costa, afirma ter conhecimento do procedimento do Ministério Público.

Costa afirma ter confiança de que a inspeção da CGE irá confirmar a lisura e a legalidade no pagamento das diárias da pasta.

Ele cita também um inquérito criminal aberto pela Polícia Civil, a pedido do MP, e concluído sem indiciamento. Segundo ele, os investigadores da polícia diligenciaram na pasta e constataram "que tudo está correto". 

Modo manual

Se o leitor tiver curiosidade de acessar o Portal da Transparência da Setas, poderá conferir que as diárias pagas em 2019 inteiro na pasta alcançam o registro de apenas R$ 66.987,65.

A coluna apurou que as diárias da pasta são feitas de forma manual, não aparecem no sistema (Siato). Esse sistema puxa os dados do Ergon (o que administra os dados pessoais) para calcular o valor das diárias (que variam por cargo e destino).  Mas na Setas, as diárias são controladas de forma manual.