O Ministério da Justiça confirmou ao Jornal do Tocantins que o Estado será contemplado com um Laboratório de Genética Forense do Tocantins na próxima quarta-feira, 13 de novembro, com investimento de R$ 1,3 milhão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o órgão, os peritos criminais tocantinenses serão amparados com uma estrutura física e de equipamentos de última geração que permitirão análises de DNA de vestígios de locais de crime.

“Além disso, os trabalhos auxiliarão na identificação criminal de suspeitos e de condenados que praticaram crimes de homicídio e de estupro”, afirma a assessoria de imprensa do ministro Sérgio Moro.

Segundo o órgão, os dados que serão inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos, atualmente ativo em 18 estados, Distrito Federal e Polícia Federal, permitem que qualquer criminoso seja identificado ainda que se desloque para outros estados.

“A iniciativa do Governo Federal contribui para dar uma resposta mais ágil e mais segura à sociedade na elucidação de crimes”, afirma o ministério.