“O que destrói a humanidade: a política, sem princípios; o prazer, sem compromisso; a riqueza, sem trabalho; a sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a ciência, sem humanidade; a oração, sem caridade"

A citação atribuída a Gandhi abre a primeira página das 50 que o delegado da Polícia Civil de Augustinópolis, Jacson Wutke, usa para indiciar dez vereadores de Augustinópolis por crime de corrupção passiva, por 25 vezes. 

Além da descrição minuciosa e individualizada dos crimes denunciados, com transcrições preciosíssimas de conversas dos denunciados, a pela chama atenção pelo estudo realizado pelo delegado sobre a corrupção e o sistema político brasileiro. 

O relatório da Operação Perfídia, uma das dezenas desencadeadas pela Polícia Civil, é uma produção que reflete o aperfeiçoamento dos quadros de carreira da corporação.

Por todas essas razões e pelo que os deltas (jargão policial para Delegados de Polícia) estão protagonizando, ao transformar a Polícia Civil em uma instituição do Estado, vale a pena ler a peça inteira da qual consta essa ponderação do delegado.