Ex-deputado federal entre 1991 e 1995 pelo MDB, Hagaús Araújo será homenageado com o título de Cidadão Monte-alegrense em sessão na Câmara Municipal da cidade goiana, vizinha a Arraias, terra natal do editor do JTo Tião Pinheiro, no dia 17 de fevereiro de 2020, às 19 horas.

O título reconhece os relevantes serviços prestados pelo parlamentar ao município e à sua comunidade, segundo convide distribuído pelo prefeito de Monte Alegre de Goiás, Juvenal Fernandes de Almeida (PL) , e pelo presidente da Câmara, vereador Volney Silva, o Dinei (PL).

Também deputado estadual por Goiás por dois mandatos (1983-1987) como representante do antigo norte e nordeste goiano, Hagaús atuou como vice-diretor do Serviço de Assistência a Menores (SAM), na cidade de Marquês de Valença (RJ) e no ano seguinte fundou e dirigiu o Serviço de Assistência a Menores em Aragarças (GO) e o Instituto de Menores de Dianópolís, (entre 1952-1963), além de presidir o Centro Penitenciário de Goiás (CEPAIGO) em 1964. Além disso, foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social em Goiás entre 1983 e 1985.

Em Monte Alegre, além de obras com recursos do Estado, Hagahus Araújo é lembrado por ter sido o responsável pela inclusão social da comunidade dos Kalungas, famosos remanescentes de grandes quilombos, na vida do município de Monte Alegre, que atualmente tem 8.606 pessoas, segundo estimativa do IBGE e um orçamento de R$ 32. 391 milhões anuais.