O procurador da República José Ricardo Teixeira Alves, coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidades no processo (n° 2015/3055/000468) em que a Secretaria de Saúde do Tocantins contratou a empresa Dantas & Cavalcante LTDA, a Ecoservice - Gestão de Resíduos, para coleta de lixo hospitalar.

A contratação ocorreu com dispensa de licitação sob a alegação de caráter emergencial. A investigação ocorria em procedimento instaurado pelo órgão no ano passado. Com o inquérito, serão feitas agora as diligências finais para instruir o processo.

A contratação ocorreu após eclodir o escândalo do lixo hospitalar no ano passado, quando a empresa ligada ao pai do deputado  Olyntho Neto (PSDB) teve revelado um esquema de descarte irregular de lixo.

A Ecoservice presta serviços de coleta externa, transporte externo, tratamento de resíduo perigoso infectante, químico, perfurocortante e destinação final dos resíduos de serviços de saúde - lixo hospitalar.