Lailton Costa

Mensagem WhasApp pede reunião de contratos com deputado
A situação de contratos temporários no governo estadual em ano de eleições volta a causar polêmica no Bico do Papagaio. Uma diretora de escola estadual de São Bento convidou, pelo WhatsApp, servidores contratados temporariamente da educação para uma reunião com o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos).
 
O diálogo nesta quarta-feira, 13, acabou cancelado, conforme apurou a coluna, e tinha objetivo selar apoio ao parlamentar.
 
“Diz que contrato cai dia 5 de maio e claro que ele vai dizer que só volta que está com ele”, diz o convite, enviado em duas mensagens.

O que diz o deputado

Cayres, que disputa a reeleição para um quinto mandato na Assembleia e, cumulado com eleições familiares em cidade do Bico, são quase 15 anos de mandato. Por telefone, o deputado diz ser “improcedente” a reunião.
 
O parlamentar afirma que não partiria dele “jamais” uma prática como esta, de usar cargos em benefício eleitoral.  Mesmo assim, ele disse ter conversado com a diretora, com a qual tem amizade, para que, caso houvesse qualquer reunião organizada pela servidora que fosse cancelada. 
 
Ele também creditou  a possível distribuição de mensagens com essa finalidade a adversários regionais que tentarão uma vaga na Assembleia Legislativa.

Em 2020, secretária da Educação fez ato eleitoral com contratos

Nas eleições de 2020, outro ato com motivação eleitoral no Bico do Papagaio ganhou destaque. A então secretária estadual da Educação, Adriana Costa Aguiar, foi filmada constrangendo professores contratados pelo órgão, em Ananás, no extremo norte do Tocantins, a votar na candidata à prefeitura apoiada por ela e pelo então governadorMauro Carlesse (Agir) durante a campanha municipal de 2020. 

No início do mês de novembro de 2020, o então governador esteve na cidade na companhia da secretária e do deputado tucano Olyntho Neto em que discursaram em apoio a Anália Borges (MDB). Ela disputava pela coligação A Esperança Renasce, formada pelo MDB, Patriota e PV, e mesmo com o apoio governamental, acabou em terceiro lugar, com 1.356 votos, atrás de Val Sousa (PRTB) com 1.406 votos e do candidato vencedor Valdemar Nepomoceno (PSD), eleito com 2.729 votos.

 

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários