Lailton Costa

Um dos trabalhadores da Prime Construção, empresa contratada pelo governo do Tocantins em 2019 para uma série de intervenções em prédios públicos, conta o que viu nas obras da Residência Oficial do governador que faz parte do pacote, mas está em situação de abandono, como a coluna mostrou. Por acordo com o funcionário, seu nome não é mencionado. Ele está desempregado, reclama da falta de pagamento do mês de dezembro, da falta de pagamento das verbas de rescisão.

Qual a realidade das obras da "Casa Branca", a residência oficial?
Funcionava o seguinte, havia pouca coisa para fazer, mas como o dinheiro é muito dinheiro, tem que lavar esse dinheiro, tem que dar um jeito de lavar esse dinheiro.

Muito quanto, você sabe?
Esse pessoal fala que pegou R$ 5 milhões, que era para a Casa Branca, mas o que foi feito lá é vergonhoso. Faz vergonha.  (A coluna apurou que houve pagamento de R$ 15,6 milhões para a Prime em 2019).

O que vocês fizeram, por exemplo?
Colocava a gente pra quebrar piso, quebrar banheiro e fazer de novo. Não gostava. Era reprovado e quebrava de novo, não gostava daquele material, botava outro, entendeu como é que é. E vai levando, até lavar todo esse dinheiro, porque é muito dinheiro. A escada lá, o corrimão, é só limpando e tirando foto, da mesma escada. Os banheiros, o tanto de banheiro que foi quebrado, sem precisão. Só para lavar dinheiro. O telhado mesmo. Eles botavam a gente para lavar com o compressor, jato de água, para depois dizer que foi reformado e pintado tudinho. É só lavagem de dinheiro, uma obra dessa com tanto de engenheiros, pra que isso, isso não existe, é a maior lavagem de dinheiro é essa obra da casa do governador aí? Para que contratar tanto  engenheiro e tanto arquitetos pra não fazer nada, entendeu. O que um engenheiro, Gileno, falou pra todo mundo na obra lá. Que o pessoal do Tocantins não sabe trabalhar. Foram em Brasília, trouxeram uma equipe todinha pra botar o porcelanato no banheiro, tá lá os banheiros com o porcelanato tudo errado, vai ter que quebrar tudim pra arrumar. A água que escorre para o ralo tá escorrendo ao contrário, entendeu. Aí é o seguinte, é tudo manobra, tudo um jeito para quebrar para lavar dinheiro, essa é a realidade.

Teve mais coisas que acha errado lá?
As portas velhas que foram colocadas. Tudo velha. Aí lixa, enverniza tudo colocado com se tudo fosse novo, entendeu?. É bandidagem demais. Isso é um roubo. A gurita mesmo, feita com telhado, que que acontecia, ia num lugar pegava a telha velha de um lugar, lavava e colocava no lugar, lavava para a obra ir andando pra á medição. Desse jeito. E é o dia todinho tirando foto, foto, foto, foto, foto, através de foto, o secretário paga através de foto.  A RO (Residência Oficial), as portas todas foram tirada, pra que? Qual o objetivo tirar? Nenhum. Quanto cobra pra tirar e montar cada porta, se não me engano, uma porta simples, de almofada, cobra 500 reais cada porta, se não tou enganado são mais de 25 portas, quanto que não dá, entendeu? Tira as portas só pra gastar material. É desse jeito. Eles mandavam quebrar para assentar peça nova, mas quando era na hora de assentar portal, porta, não tinha prego, parafuso, não tinha nada. Pra tente não ficar parado, quantas vezes o pessoal meteu a mão no bolso, o engenheiro Gileno, o Pedro encarregado, de gente que comprava prego, parafuso pra não ficar parado, entendeu, e cadê esses milhões que entra na medição, que eles recebem, pra onde vai esse dinheiro? Uma vez mesmo, comprara um gesso lá na Digiplast, o motorista foi lá com o caminhão carregar. Carregou. O cara falou assim que só ia liberar o caminhão quando vesse o pagamento. E aí ficava mentindo, ligando pro pessoal que tinha pago. O cara rastreou as contas e não caiu um real. O cara mandou tirar as mercadorias de cima pra liberar o caminhão. Foram pagar, acho que ficaram com vergonha, depois de duas horas o caminhão carregado.

E o serviço do Palacinho, tá incluso nisso?
O serviço de madeira lá, qual a madeira que foi comprada pra fazer lá? Nenhuma, foi tudo pegado pelo carpinteiro lá na marcenaria do estado, tudo madeira velha que ele pegou e lixou, aproveitando. Aí, vai coloca lá, enverniza, tudo limpo, eles tiram a foto e tá lá tudo novo.

Onde fica essa marcenaria do governo?
É lá dentro da RO [Residência Oficial] mesmo, uma marcenaria antiga lá, entendeu. Era madeira antiga de casa velha derrubada, aí o pessoal ia lá, pegava e lixava e colocava lá, o forro.

Você viu distribuição de dinheiro?
Era assim, quando falava a secretária liberou o pagamento pra firma, tá na conta, quando pensa que não, no outro dia, é igual urubu na carniça,  é diretor não sei de que, diretor não sei de onde, é tanta gente que aparece lá no escritório cedo, é o dia todo de movimento de carro, entra e sai, entra e sai, e quando passa dois três dias que todo mundo pegou sua fatia de bolo recheado, ninguém mais vê esse povo, aí quando vai vê esse povo de novo, é no outro pagamento, quando é liberado de novo.

Você sabe identificar alguma pessoa que ia lá apanhar dinheiro?
Não. Na verdade é o seguinte, quando estourou aquela bomba, que prenderam o superintendente [ex-superintendente de operações e conservação da Agência Tocantinense de Obras, Ageto, Geraldo Pereira da Silva Filho, preso em julho de 2019] e a filha dele lá [Maria Fernanda Cunha Silva}, que a polícia tava em cima, quando chegamos no serviço, o seu Francisco [que ele diz ser um dos donos da Prime] e todo mundo que trabalhava no escritório, pegaram os computadores e vazaram tudo. Teve um  irmão do secretário, que era um engenheiro na Prime, ficou sumido um tempo para Brasília, entendeu...

Alguém mais viu?
Tem um funcionário lá, de dentro do escritório lá, um verdadeiro laranja, que acontece, ele é testa de ferro do seu Francisco (um dos donos), era, não é mais, tão brigados. Ele, quando saia pagamento essas coisa assim, ele tava com cartão do seu Francisco, corria fazia compra, pagamento essas coisas, que arrumava o pessoal do marmitex pra entregar, café da manhã, essas coisas, aí agora seguinte, ele tá até proibido de entrar lá, entendeu, porque ele sabia das coisas tudim, não pagaram ele, aí que acontece, ele foi na Seinfra, e falou que abria a boca, para a secretária e o Carioca, aí acho que pagaram ele lá para não abrir o bico.

Você sabe quem é ele?
Ele é conhecido como Otávio lá dentro, entendeu, desse jeito, ele era como um chefe de transporte, ganhava sem fazer nada, pra ficar lá, com carro alugado e adesivo carimbado com passagem livre pelo estado.

E o que a empresa está devendo para vocês?
Essa Prime, caloteira, perigosa mesma, não fez o acerto do salário de dezembro, não pagou a rescisão, cumprimos o aviso, fizemos o exame tudinho, mas nem baixa na carteira [de trabalho] deu, e agora, vieram aqui, pegaram uns doze trabalhador, tudo sem assinar carteira e levaram para obra do Cantão, lá, sim, se vocês fossem lá, se aqui é lavagem de dinheiro lá eu nem sei o que é, entendeu? Fomos na Caixa, nem o FGTS depositou.

Outro lado

A empresa disse à coluna que vai honrar o pagamento dos funcionários. “A minha equipe voltou pra Palmas no final da semana passada. Os procedimentos rescisórios serão finalizados no decorrer desse mês”, afirmou o empresário Marcus Vieira, responsável pela Prime, por telefone. Sobre as obras, ele disse que só representantes da Infraestrutura, Cidades e Habitação poderiam falar.

Nota do governo
"O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura, Cidades e Habitação, informa que 
1- Em 2019, realizou os  serviços de MANUTENÇÃO  na Residência Oficial com o objetivo de retorná-la às condições originais. Na época, o pacote de serviços englobou  a retirada das adaptações realizadas pela Seagro, a manutenção da cobertura com correção de infiltrações e a manutenção dos sistemas elétrico e hidráulico.
2- Atualmente a Seinf trabalha na  elaboração de projetos e planilhas para proceder a REFORMA do espaço. Posteriormente,  a pasta irá atuar no processo administrativo para contratação dos serviços.
3- A manutenção  da Residência Oficial foi realizado por meio de um contrato de manutenção de prédios públicos. Além do espaço, esse contrato também prevê  intervenções   nas 7 Residências Rodoviárias da Ageto (Porto Nacional, Paraíso, Guaraí, Araguaína, Dianópolis, Gurupi e Tocantinópolis); nos 11 Postos de Pesagem e Fiscalização Rodoviária (Araguaçu, Caseara, Couto Magalhães, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Luzimangues, Miracema do Tocantins, Novo Alegre, Porto Lemos, Serra Geral e Palmas); na sede do Parque Estadual do Cantão; na sede da Área de Proteção Ambiental do Jalapão; na Praça dos Girassóis; no Hangar do Estado; na Garagem Central do Estado;  no Museu Palacinho; na Sede da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e Agência Tocantinense de Transporte de Obra (Ageto); no Anexo da Seinf (Superintendência de Habitação); na sede da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); no Palácio Araguaia; e  no Almoxarifado da Seinf/Ageto".