O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) disse à coluna nesta sexta-feira, penúltimo dia de agosto, que deixará a vida pública para se dedicar a outras atividades, que incluem comunicação, cultura e à carreira de escritor. “Ainda reflito em relação ao mandato, mas jamais deixarei de honrar cada voto”, responde ao ser questionado ser irá renunciar ao mandato na Assembleia Legislativa.

“Nem tudo é tragédia em agosto”

“Costumam dizer que agosto é um mês de datas marcantes, de tragédias, suicídios, mortes, mas também é mês de nascimentos de muitos leoninos como, o meu pai e minha mãe, e antes que o mês acabe, levo a você e aos seus leitores a informação, jamais fake news, que doravante deixo a vida pública, mas passo a contar histórias, parafraseando Getúlio [Vargas, ex-presidente que se suicidou] sem morrer”, revela, ao brincar sobre a fama do mês. “Nem tudo é tragédia em agosto”.

A saúde em primeiro lugar

Segundo o parlamentar, ele irá fazer sua desfiliação partidária “em breve” e então passará “a contribuir com o Tocantins em outras formas, mas sem busca de voto ou mandato”. 

“Antes, preciso recuperar a minha saúde, que nesse momento requer cuidados especiais, já que enfrento problemas de inflamação em nervos periféricos faciais, cabeça e pescoço”, diz o parlamentar que está licenciado para tratamento de saúde.

Apoio do pai

Eduardo afirma que essa decisão vem de longas reflexões com os filhos, com médicos, amigos e também com o pai, de quem recebeu apoio. “Com certeza vi o olhar dele um tanto entristecido, porém ele sabe que preciso conseguir não fazer uma cirurgia delicada e só conseguirei se me ativer a uma rígida postura de vida”.

Não será conselheiro

O parlamentar refuta especulações de que irá ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele se lembra de ter sido indicado em 2006, após o mandato de senador, por três lideranças partidárias para o Tribunal de Contas da União (TCU) e recusou.

Iniciativa privada

Eduardo indicou que pretende contribuir com o Estado na iniciativa privada. Ele lembrou da criação da Rádio Siqueira Campos em Colinas, há 38 anos, depois empreendeu em Tocantinópolis e Miracema e, nos anos 2000, a Jovem Palmas. “Única atividade fora da política”. E jamais deixou o ramo. “Amo a cultura, as manifestações artísticas  a educação”.

Carreira de escritor

“Quero escrever, dar aula, ter um programa de contexto político, opinativo , administrativo, de gestão, análises e previsões eleitorais”, antecipa Eduardo que anuncia obras para o filho, o pai e sobre os bastidores do Tocantins.

Livro para Gabriel

Ao menos quatro projetos de livros estão definidos por Eduardo Siqueira. Um livro já pronto para a impressão reúne postagens após o falecimento do filho, Gabriel Marques Siqueira Campos, falecido aos 12 anos em janeiro de 2011, vítima de acidente aéreo. O livro está pronto há um ano com cerca de 200 páginas.

Para Siqueira e para o Tocantins

Além de um conto infantil, que se passa na Praça dos Girassóis, Eduardo afirma que outra obra será sobre o pai, Siqueira Campos e, depois, a obra que parlamentar aponta que irá revelar os bastidores da criação do Tocantins, da estruturação do Estado até os dias de hoje. “É a maior publicação sobre tudo e todos”, resume.